Henrique Sá Pessoa

Partilhar:   Facebook    Twitter    Google+

 

Henrique Sá Pessoa

 

Henrique Sá Pessoa nasceu em 1976, em Oeiras. Foi num projecto de intercâmbio nos EUA que descobriu o gosto pela culinária, enquanto assistia a uma palestra sobre o Institut Cordon Bleu, uma conceituada escola de gastronomia, hotelaria e gestão,  onde mãos tarde acabaria por estudar.

Até 1999 viveu em Londres e trabalhou no Park Lane Hotel. Em 2010 mudou-se para Sidney, na Austrália, para trabalhar no Hotel Sheraton on the Park, durante os Jogos Olímpicos de 2000.

Passados dois anos, regressou a Portugal para integrar a equipa do Lapa Palace, da cadeia Orient Express. De seguida, no Restaurante Xarope, em Cascais, assumiu pela primeira vez a função de Chef, função que também exerceu no restaurante La Villa, no Estoril, e no Bairro Alto Hotel, em Lisboa. Ocupou ainda o cargo de Cozinheiro de Primeira no Hotel da Lapa, em Lisboa, e foi Chef no Sheraton Lisboa Hotel Spa.

Em 2005 recebeu a distinção de «Chef Cozinheiro do Ano», o mais prestigiante concurso de cozinha em Portugal e em 2007 foi galardoado com a Taça Horexpo, ano que ficou marcado pela publicação do seu primeiro livro, Entre Pratos, com todas as receitas da primeira série do seu programa televisivo, exibido na RTP2. Regressou à edição, em 2008, com Legumes sem Desculpas e venceu o Prémio Chef do Ano da Academia da Gastronomia Portuguesa.

No dia 14 de Fevereiro de 2009 realizou o seu maior sonho, abrindo ao público o seu primeiro restaurante, Alma, vencedor do Prémio do Restaurante do Ano da Revista de Vinhos. Em 2013, abre o restaurante Cais da Pedra, também em Lisboa.

Ingrediente Secreto, o programa televisivo com emissão na RTP2, revelou-se um verdadeiro êxito, contando já com quatro temporadas e três livros publicados.